Exposições

Metro SP - Linha da Cultura

Clique aqui para ver todas as obras.

Curadoria: Rita Caruzzo.

Desde tempos imemoriais, o homem desenha e pinta. Utilizou, inicialmente, como suporte, paredes rochosas, sobretudo das cavernas, pedras, ossos, folhas de plantas. Com o tempo, passou a utilizar superfícies criadas por ele tais como tecidos, papiros, pergaminhos e, finalmente, o papel”. A declaração é do crítico de arte Enock Sacramento e foi feita textualmente na apresentação da primeira exposição do Grupo Diálogos em papel, em 2018. E continua: “Mas, o que é o papel? Trata-se de um material em forma de folha, na maioria fina e flexível, obtido geralmente a partir de uma pasta de fibras vegetais ricas em celulose, proveniente de madeira, sobretudo de pinheiros. Este fato, todavia, não exclui a produção e uso de papéis artesanais cujas características podem atender a necessidades específicas de quem o usa, tal como o artista plástico, como suporte ou mesmo como corpo de obra”.

O papel artesanal do Moinho Brasil foi confeccionado a partir da reciclagem de aparas de papéis recuperadas, outros com fibras vegetais e resíduos agrícolas, cozidos e processados para confecção dos papéis, que neles tem anexadas sementes de hortaliças e uma linha especial de papel para a arte.

Assim, o papel artesanal do Moinho Brasil chegou às mãos de 37 artistas plásticos de várias partes do Brasil, para que neste suporte tão especial fossem colocadas suas técnicas, cores e suas inspirações, que dialogassem com as espessuras e texturas de outra arte milenar.

O grupo Diálogos em Papel é comprometido também com a sustentabilidade e com o meio ambiente. A arte deve e pode fazer com que isso aconteça de uma forma poética levando a questionamentos para o público nas exposições de arte.

A exposição conta com 37 trabalhos nas técnicas de Aquarela, Colagem, Desenho, Fotografia, Gravura, Pintura e Técnica Mista. A edição do trabalho para a versão virtual foi feita pelo fotógrafo Ricardo Tokugawa.        

Diálogos em Papel

Curadoria: Rita Caruzzo.

O presente projeto está ligado a questões ambientais, com foco no que diz respeito ao uso do papel artesanal, feito a partir de resíduos agrícolas. Mostra coletiva representada por 33 artistas que usaram suas técnicas sobre o papel artesanal. Obras de Arte em papel, abrangendo Pintura, Colagem, Escultura, Gravura, Fotografia, Aquarela e Desenho. Todos os papéis foram doados pela empresa Moinho Brasil Papéis e escolhidos pelo artista, a seu gosto, de acordo com o campo de trabalho de cada um.

O projeto Diálogos em Papel ocorreu com a parceria da Moinho Brasil e Betto Damasceno GALERIA DE ARTE .

Artistas da mostra diálogos em papel: Alexandre Silva, Ana Bittar, Betto Damasceno, Daniella Araujo, Dircéa Mountfort, Fátima Lourenço, Gustavo Conti, Iolanda Cimino, Isa Godoy, Jorge Luis Mêndez,  Julia Mattos, Juliane Mai, Junko Matsuoka,  Kazuhe Shizuru, Luis Carlos Officina, Malu Montesino, Marcela Amaro, Marilda Passos, Omar Jee, Patricia Amato, Paulo Sayeg, Rafael Murió, Rogerio Carnaval, Rosane Viegas, Rosângela Vig, Sandra Lozano, Sergio Biro, Silvana Ran, Suzana Meyer, Titina, Vera S Ranzini, Vilma Kano e participação de David Góes.                           

Coração de Mãe

Vídeo-exposição

A vídeo-exposição “Coração de Mãe: Sempre Cabe Mais Um”, foi feita com uma única tela particionada para que seis artistas pudessem trabalhar em uma obra conjunta, sem saber como seria o resultado final. Esta homenagem ao dia das mães foi inteiramente feita seguindo as recomendações de isolamento social, prezando a segurança e saúde de todos os envolvidos no projeto em tempos de pandemia mundial. Os artistas receberam suas telas para trabalhar em suas casas e todas as gravações de áudio e vídeo foram feitas remotamente, respeitando as políticas de segurança da OMS durante o período de quarentena em 2020.

Artistas: Fabio Souza, Heneh, Maurício Gigante, Rita Caruzzo, Sylvia Soares.                       

  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook

Izumi Comércio de Papel Artesanal

CNPJ:27448792/0001-18

Estrada Ramificação da Estrada Municipal 020

S/N - Sala 1 - Zona Rural, 19830-000, Echaporã, SP